Olá!
Seja bem-vindo à Ubbu!
Depois de receber o e-mail de confirmação, poderá criar a sua senha e entrar na plataforma pela primeira vez. Vamos lá?
Antes de começar, tenha certeza que você tem o equipamento necessário para as aulas ubbu. Recomendamos um computador ligado a um projetor de vídeo e caixas de som, um computador (ou tablet) por aluno ou dupla de alunos, e acesso à internet.
Para requisitos mais detalhados, consulte o artigo: Quais os requisitos mínimos e técnicos para usar a ubbu?
1.º passo
Crie a sua primeira turma
Quando entra na ubbu pela primeira vez, em modo professor, verá esta tela:
Para adicionar uma nova turma à sua conta, é só clicar no botão Criar. Você terá que atribuir um nome à sua turma, escolher um currículo, e criar as contas de cada aluno. Usa as setas no canto superior direito e esquerdo para navegar entre as abas.
Comece escolhendo um nome para a sua turma e o seu ano de escolaridade.
Em seguida, escolha o currículo que quer usar com a sua turma.
Por último, adicione os seus alunos. Selecione o número de contas que quer criar e a plataforma vai gerar os seus nomes de utilizador automaticamente. Por razões de segurança, não poderá personalizar estes nomes, mas pode relacionar os nomes verdadeiros de cada aluno. Consulte o nosso artigo Conectar os nomes de utilizador com os nomes reais dos alunos para saber mais.
Na última aba, pode ver um resumo da sua turma, incluindo a senha de origem dos seus alunos. Anote essa senha, pois precisará dela mais tarde.
Quando terminar, a sua nova turma vai aparecer na página principal.
Pode sempre editá-la mais tarde clicando na seta Opções, no canto superior direito, e escolhendo Editar.
2.º passo
Navegue pelo currículo
Depois de criar a sua primeira turma, clique nela para acessar as aulas.
No Currículo consegue ver a lista de aulas, por ordem. Escolha uma e clique nela para ter acesso aos seus detalhes, como o título, uma descrição e o botão do plano de aula. Se clicar nele, será aberto um documento que descreve detalhadamente cada recurso da aula.
Em cada aula está a lista de recursos disponíveis, com o título e o tipo (vídeo, questionário, exercício, etc.). Em qualquer momento, pode clicar neles para uma pré-visualização, mesmo sem iniciar a aula. Clique em um para entrar numa aula.
Cada recurso tem instruções associadas. Neles encontrará informações de apoio à aula, resoluções de exercícios, e introduções e conclusões (no slide inicial e final de cada aula). Para as ver, basta clicar no botão Instruções no canto superior direito das aulas.
3.º passo
Acesso dos alunos
Você se lembra que quando criou a sua turma, também criou as contas dos seus alunos? Cada um deles foi atribuído com um nome de utilizador, que é composto por um animal, uma cor e um número. Este é o nome de utilizador que eles usarão para entrar na plataforma, e a senha de origem é que você anotou antes.
Assim que entrarem pela primeira vez, é legal que você peça a cada aluno que altere sua senha, por razões de segurança. Para mais informações, consulte o artigo Como editar os nomes de usuários dos alunos?
Conforme cada aluno entra na ubbu, poderá verificar que ficam com uma bola azul ao lado do seu nome, na lista de alunos. Isto indica que estão online.
Os seus alunos também podem entrar na plataforma em modo dupla. Isto permite que não sejam necessários tantos computadores para dar uma aula. Veja como auxiliá-los no login em dupla no artigo Como fazer login com uma conta de aluno na ubbu.
4.º passo
A sua primeira aula
Quando toda a sua turma estiver conectada, pode dar início à aula. Para isso, clique no botão Entrar. Você terá acesso ao primeiro recurso, ou slide, da aula, onde está a barra de início. Ao clicar no botão Apresentar aula, no canto superior direito, a aula será iniciada também para todos os seus alunos.
Na barra inferior, pode navegar entre recursos. Os seus alunos vão ver o mesmo slideque você escolher, mas só poderão interagir (para realizar um exercício ou responder a um quiz) se você escolher o modo aluno, à direita do botão de apresentação.
Sempre que precisar pode voltar a escolher o modo professor para que a aula fique "bloqueada" e os seus alunos não consigam completar exercícios. É útil quando quiser dar uma explicação ou fazer uma pausa na aula.
Para ver o progresso dos seus alunos ao longo da aula, é só clicar no botão do canto superior direito.
Lá, pode ver o progresso de cada aluno, assim como os resultados dos exercícios que já completaram.
Quando chegar ao último slide pode terminar a aula, clicando em Parar a apresentação.
A aula aparecerá como concluída e será gerado um relatório de aula que você poderá consultar na tela inicial da aula, no botão Resultados da aula.
Se por acaso a sua turma não tiver concluído todos os exercícios ou momentos da aula, pode a qualquer momento dá-la outra vez, clicando novamente em Apresentar aula. O relatório de aula será atualizado para refletir as novas alterações.
5.º passo
Explore a ubbu!
Agora que terminou a sua primeira aula, o céu é o limite. Aproveite para ler os outros artigos na nossa Central de Ajuda para aprender mais sobre a utilização da plataforma.
Em qualquer momento, você pode sempre falar conosco clicando aqui e nos descrever as suas dúvidas ou questões.
Boas aulas!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.