Perguntas Frequentes
1. A Educacross é um sistema de ensino?
Somos um sistema complementar de ensino. Oferecemos às escolas e pais um sistema de apoio educacional baseado em jogos. As escolas podem usar Educacross nas salas de aula, nos laboratórios, em casa para tarefas ou em horários alternados para escolas de tempo integral. Os jogos atendem as competências do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, proporcionando um importante instrumento pedagógico. Se sua instituição ou sistema de ensino desejar é possível integrar a Educacross a outros sistemas, usando nossas APIs.
2. Quais áreas de conhecimento são oferecidas pela Educacross?
A Plataforma oferece jogos na área de Matemática para alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, 2º ciclo.
3. Os jogos seguem orientações do Ministério da Educação?
Sim. Nossos jogos são construídos a partir das diretrizes e competências elencadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas principais avaliações nacionais e estaduais.
4. Posso acessar usando tablet?
Sim. Além dos computadores tradicionais, estamos disponíveis para tablets e celulares com Android. E nos próximos meses a Educacross estará disponível para Windows Phone e IOS.
5. Para que os alunos possam jogar na escola é necessário que estejam conectados na internet?
Não necessariamente, pois o jogo funciona on-line e off-line. Possuímos versões instaláveis que requerem internet apenas para validações e envio de dados, mas permitem o jogo off-line.
6. Por que os jogos da Educacross são diferentes dos demais existentes?
A Educacross vai além de um conjunto de jogos. Nossa plataforma é construída seguindo os documentos oficiais e anos de pesquisas. Os jogos são pautados nas competências e habilidades que as crianças devem desenvolver e a jogabilidade é lúdica e significativa seguindo as mais avançadas técnicas gameficação. A plataforma transforma o ato de jogar das crianças em dados de desempenho individual e coletivo e a leitura desses dados é realizada por um conjunto de técnicas e softwares articulados. Destacamos também que os jogos contemplam todas as habilidades e competências referendadas nos documentos oficiais do MEC.
7. O que é Cross Education?
A Cross Education trata da utilização de vários recursos na educação, sobretudo tecnologias e novas abordagens pedagógicas. É um termo que compreende o Blended-learning, o Game-based Learning, o Competency-based Learning e Personalized Learning.
A Educacross é uma plataforma educacional que nasceu da conjunção de diversos conceitos e metodologias pesquisada e experimentada pela nossa equipe nomeado como Cross Education.
8. O que é Game-based Learning?
A Aprendizagem baseada em Jogos trata de um método de ensino de longa data. Com a inserção de novas tecnologias, a Aprendizagem baseada em jogos voltou a ser estudada e desenvolvida em todo o mundo nas ultimas décadas. As primeiras experiências com essas aprendizagens aconteceram na forma de simuladores de situações reais, usados por exemplo pela NASA, empresas de aviação, em medicina, dentre outras. Pesquisas diversas concluíram que a aprendizagem utilizando jogos digitais de qualidade é extremamente eficaz, pois é divertido, envolvente e atual, atendendo às necessidades das novas gerações consideradas "nativos digitais". A motivação e o envolvimento são propulsores para que a aprendizagem se efetive.
9. O que é Competency-based Learning?
A Aprendizagem baseada em Competências oferece estratégias de ensino baseadas na conquista de competências. Diferente de ensinar um conteúdo especifico o desenvolvimento da competência propõe um olhar mais amplo, rico e flexível, levando em conta o que fazer, como fazer.
10. O que é Blended Learning?
Esse termo trata da aprendizagem combinada com vários recursos que ao convergirem otimizam o ensino e a aprendizagem. É a derivação do e-learning e refere-se ao uso de conteúdos tanto presenciais quanto à distância para ensinar. A plataforma oferece a possibilidade de atividades síncronas e assíncronas, facilitando a interação do professor com os alunos, otimizando o tempo de atividades em grupo e individual. Também permite que o professor prepare roteiros para que os alunos cumpram atividades em casa antes ou depois de um determinado assunto em sala de aula.
11. O que é Personalized Learning?
É a Aprendizagem Personalizada, oferecida pela Educacross, através dos roteiros que o professor constrói para sua turma. No roteiro é possível considerar os vários níveis de aprendizado da turma, propondo atividades diferenciadas às crianças da mesma sala. O professor pode selecionar jogos com níveis de dificuldade diferente, criando um grupo de atividades diversificadas para cada criança, ou grupo de crianças. A plataforma adapta-se bem também a alunos com necessidades especiais, tanto na usabilidade do jogo quanto na escolha dos conteúdos. A análise de desempenho do aluno também é personalizada. Os dados apresentam a evolução da criança em relação a ela mesma ou a turma e, tanto a evolução, quanto as preferências e habilidades do aluno, ficam registradas, oferecendo importante instrumento de análise para professores, gestores, e pais.
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